30 de abril de 2010

“And Tango Makes Three”

"Não julgueis, para que não sejais julgados." (Mateus 7:1)

Roy e Silo são dois pinguins de barbicha (Pygoscelis antarctica), do sexo masculino, que vivem no aquário do zoológico do Central Park em Nova York. Em 1999, seus tratadores perceberam que ambos tentavam, em vão, chocar uma rocha ao invés de um ovo. Pouco tempo depois, um ovo abandonado por um outro casal de pinguins foi entregue aos dois pelos tratadores. Roy e Silo foram bem sucedidos e a cria, chamada Tango, cresceu saudável.



A união de Roy e Silo virou livro infantil, “And Tango Makes Three”, escrito por Peter Parnell e Justin Richardson e publicado em 2005. Os autores narram os 6 anos de convivência dos pinguins incluindo a criação de Tango. O livro não só gerou polêmica obviamente, como foi banido das escolas em vários estados norte-americanos.

Essa semana o Superior Tribunal de Justiça reconheceu em decisão inédita, o direito a adoção de crianças por casais gays. Para o padre Luiz Antônio Bento, assessor da comissão para vida e família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) a decisão tira da criança a possibilidade de crescer em um ambiente familiar formado por pai e mãe.

A Igreja Católica Romana se posiciona da seguinte maneira quanto ao homossexualismo:

"(A pessoa homossexual) não deve ser discriminada em razão dessa mórbida tendência, mas advertida energicamente para que jamais freqüente ambientes que lhe sirvam de ocasião próxima de pecado."

"Por outro lado, a prática homossexual, ou seja, manter relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, constitui um pecado abominável aos olhos de Deus, daqueles que a Igreja classifica como pecados que clamam a Deus por vingança".

Segundo o professor Luiz Mott, do departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia, a homofobia é uma "epidemia nacional". Ele assevera que o Brasil esconde uma desconcertante realidade: "é o campeão mundial em assassinatos de homossexuais, sendo que a cada três dias um homossexual é barbaramente assassinado, vítima da homofobia".

A Congregação para a Doutrina da Fé, nas Considerações sobre os projetos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais (2003), relembra que:


“Como a experiência confirma, a falta da bipolaridade sexual cria obstáculos ao desenvolvimento normal das crianças eventualmente inseridas no interior dessas uniões. Falta-lhes, de fato, a experiência da maternidade ou paternidade. Inserir crianças nas uniões homossexuais através da adoção significa, na realidade, praticar a violência sobre essas crianças, no sentido que se aproveita do seu estado de fraqueza para introduzi-las em ambientes que não favorecem o seu pleno desenvolvimento humano. Não há dúvida que uma tal prática seria gravemente imoral e por-se-ia em aberta contradição com o princípio reconhecido também pela Convenção internacional da ONU sobre os direitos da criança, segundo o qual, o interesse superior a tutelar é sempre o da criança, que é a parte mais fraca e indefesa”.


A mesma Igreja Católica na figura do bispo alemão Joseph Ratzinger, atualmente o papa Bento XVI, encobriu um sacerdote americano que abusou de aproximadamente 200 meninos surdos entre 1950 e 1974, em uma escola para crianças surdas de Wisconsin. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, rebateu dizendo que a pedofilia não é exclusividade da Igreja Católica.

Acontece que as crianças aprendem com os adultos, normalmente e primeiramente dentro de seus lares, as maneiras de reagirem à vida e viverem em sociedade. As noções de direito e respeito aos outros, a própria auto-estima, as maneiras de resolver conflitos, frustrações ou de conquistar objetivos, tolerar perdas, enfim, todas formas de se portar diante da existência são profundamente influenciadas durante a idade precoce. É assim que muitas crianças abusadas, violentadas ou negligenciadas na infância se tornam agressoras na idade adulta (Ballone GJ, Ortolani IV - Violência Doméstica).

E o periódico "O Parasita" dos alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP dá prêmios a quem joga fezes em homossexuais...

Para os mais curiosos sobre a influência da religião no comportamento humano, sugiro o post "Why religion can lead to racism", do excelente Blog "Epiphenom".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br